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AUDI A8, A LEVE ESPORTIVIDADE DO "SENHOR DOS ANIS".

No Salão de Frankfurt, Alemanha, em setembro de 1993 o estande da Audi literalmente brilhava com um grande carro-conceito com acabamento polido, o ASF ou Aluminum Space Frame. Tratava-se da primeira exibição pública do novo método de construção de carrocerias em alumínio da marca dos quatro anéis, desenvolvido em cooperação com a Alcoa (Aluminum Company of America). Em março do ano seguinte, no evento de Genebra, um carro praticamente igual em aparência — e com a primeira carroceria de alumínio em produção em série — era apresentado como Audi A8.

Um carro grande para os padrões europeus, o A8 tinha comprimento de 5,03 metros, largura de 1,88 m, altura de 1,44 m e distância entre eixos de 2,88 m — a versão alongada levaria tais medidas a 5,16 m de ponta a ponta e 3,01 m entre eixos. No interior também se percebia a forma sóbria com que os germânicos criam ambientes: revestimentos em couro e painel e portas com apliques de madeira davam o tom sofisticado, mas não havia elementos desnecessários de aparência.

Grandes instrumentos de fácil leitura e o amplo volante de quatro raios eram típicos de um carro alemão. Entre as conveniências havia bancos dianteiros com ajuste elétrico em 14 direções, quatro memórias de posição para o do motorista, volante com regulagem elétrica em altura e distância, sistema de áudio Bose com TOCA-CDS no porta-malas, telefone celular, telas nas janelas das portas traseiras e acionamento elétrico dos encostos de cabeça traseiros e da tela contra sol do vidro posterior.

De início estavam disponíveis os motores a gasolina V6 de 2,8 litros e duas válvulas por cilindro, com potência de 174 cv e torque de 25,5 m.kgf, V8 de 3,7 litros com duas válvulas, 230 cv e 32,1 m.kgf e V8 de 4,2 litros com quatro válvulas, 300 cv e 40,8 m.kgf. Com o mais potente, o A8 acelerava de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcançava velocidade máxima de 250 km/h, limitada pela central eletrônica.

Por fora, rodas Avus de 18 pol. com pneus 245/45 e retrovisores de alumínio polido identificavam o esportivo. No pacote de segurança estavam seis bolsas infláveis (duas frontais e quatro laterais, sendo duas traseiras), faróis com lâmpadas de xenônio e freios com sistemas antitravamento (ABS) e de distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), este uma primazia mundial, segundo a Audi.



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